domingo, 7 de abril de 2013

Sintomas de infecção intestinal


Os sintomas de uma infecção intestinal podem ir aparecendo aos poucos ou surgir de forma repentina. São eles:
  • Dor na região abdominal;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Desidratação;
  • Febre (pode não estar sempre presente).
A infecção intestinal é uma situação comum e geralmente não representa nenhum risco para a saúde embora possa ser mais perigosa nas grávidas, nos bebês e nos idosos, porque nestas fases da vida o risco de desidratação é maior.
Para evitar que o indivíduo com infecção intestinal fique desidratado é recomendada a toma das soluções de reidratação oral, que se compram na farmácia, ou soro caseiro que é muito simples de fazer.

Como fazer o soro caseiro

Para preparar o soro caseiro basta juntar:
  • 1 colher de sopa de açúcar,
  • 1 colher de café de sal e
  •  1 litro de água filtrada ou fervida.
Deixe numa garrafa separada e mantenha na geladeira se estiver muito calor. O indivíduo deverá beber vários goles deste soro por dia, enquanto persistirem os sintomas.
É importante que ele beba a quantidade de soro equivalente a quantidade de água que se perde na diarreia.

O que comer na infecção intestinal

Durante o tratamento da infecção intestinal é importante que o paciente tenha uma alimentação rica em legumes cozidos, carnes grelhadas, verduras, frutas e beba bastante água.
Não é aconselhado comer alimentos que prendem o intestino como banana, bolacha Maria ou mingau de farinha láctea, por exemplo.
Em caso de diarréias agudas é indispensável uma consulta com o médico para que seja feito o acompanhamento e tratamentos ideal evitando complicações.

O que tomar na infecção intestinal

Durante uma infecção intestinal o melhor a tomar é a água potável ou o soro caseiro em caso de diarreias frequentes. Mas tomar o suco de laranja natural é uma ótima opção para ajudar a fortalecer as defesas do organismo e evitar a desidratação, sendo este um excelente remédio caseiro.
Caso a infecção intestinal seja muito forte ou não cure-se espontaneamente em 2 dias, recomenda-se uma consulta médica, pois pode ser necessária a toma de antibióticos.

Causas da infecção intestinal

A principal causa de infecção intestinal é o consumo de alimentos estragados ou contaminados com a Salmonella ou E. Coli.
Lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, e só beber água mineral, filtrada ou fervida devem ser seguidos por todos a fim de evitar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário