segunda-feira, 25 de março de 2013

DIABETES GESTACIONAL


A Diabetes Gestacional corresponde à hiperglicemia que ocorre exclusivamente nas mulheres grávidas que previamente não tinham Diabetes. E, geralmente, desaparece após o nascimento do bebé.
Durante a gravidez (aproximadamente por volta da 24ª semana de gestação) o organismo produz grandes quantidades de hormonas que ajudam o bebé a crescer e há uma maior necessidade do organismo em insulina. Se o pâncreas não produzir a quantidade de insulina necessária ou se esta não realizar a sua função adequadamente, a glucose sanguínea aumenta (hiperglicemia), dando origem à Diabetes Gestacional.
A hiperglicemia obriga o bebé a aumentar de tamanho e a produzir insulina. Não se preocupe – a maioria das mulheres com Diabetes Gestacional tem bebés saudáveis. A Diabetes Gestacional deve ser, contudo controlada até que o bebé nasça. Manter o nível de glicemia o mais normal possível permite evitar complicações, a si e ao seu bebé.
Às gestantes que agora se deparam com a Diabetes, o importante é aceitarem esta etapa sem alarmismos ou preocupações infundadas, porque a maioria das mulheres com Diabetes Gestacional têm bebés saudáveis. Basta verificar os níveis de glicemia, com regularidade e seguir as indicações da equipa de saúde.

Rastreio e Diagnóstico

A Diabetes Gestacional não produz sintomas, isto é, pode passar despercebida, pelo que o Rastreio e Diagnóstico precoces são muito importantes.
O Rastreio deste tipo de Diabetes é realizado através de análises sanguíneas específicas (por exemplo uma Prova de Tolerância à Glicose Oral – após sobrecarga de glucose ingerida), por volta da 24ª ou 28ª semana, ou previamente, se se estiver perante um caso de Diabetes Gestacional numa gravidez anterior. Caso a prova seja negativa, deverá ser repetida à 32ª semana.
As futuras mamães com maior risco de virem a desenvolver Diabetes Gestacional são as que apresentam um ou mais dos seguintes factores:
  • Apresentam excesso de peso (IMC ≥ 30 Kg/m2)
  • Diabetes em familiares do 1º grau
  • Tiveram um bebé com mais de 4,1 Kg (história de macrossomia fetal)
  • Idade ≥ 35 anos
  • Multiparidade (4 ou mais partos)
  • Antecedentes de Diabetes Gestacional
  • Passado Obstétrico carregado (2 ou mais abortos)

Porque deverá controlar a Diabetes Gestacional

Felizmente, na maioria dos casos da Diabetes Gestacional o bom controlo da glicemia poderá evitar a ocorrência de complicações (na mamãe no bebé).
  • As infecções das vias urinárias são mais frequentes nas grávidas com Diabetes Gestacional. Estas infecções são causadas por bactérias, que se desenvolvem mais facilmente quando o nível de glicemia é mais elevado.
  • As cesarianas são mais frequentes.
  • hipertensão é a complicação mais frequente no decurso da gravidez.
  • pré-eclampsia (poderá ter ouvido chamar-lhe toxemia ou hipertensão na grávida) é possível na Diabetes Gestacional. Apressão arterial elevada, proteínas na urina, edema da face, mãos e pés, e maiores ganhos ponderais, poderão também ocorrer.
  • hidrâmnios, ou seja, a quantidade excessiva de liquido amniótico, que poderá levar a que o bebé nasça prematuramente, também pode surgir.
  • Macrossomia (bebé grande). Quando a glicemia é excessiva passa para o seu bebé. O seu bebé produz, por isso, mais insulina. A insulina e glucose excessivas levam a que o seu bebé cresça mais e seja maior que o normal. A macrossomia pode dificultar o parto normal.
  • Hipoglicemia neonatal (nível de glicemia baixo). Se apresenta um nível elevado de glicemia durante o trabalho de parto, o seu bebé produzirá insulina adicional. Após o parto, a insulina adicional leva a que o nível de glicemia do bebé seja excessivamente reduzido. A glicemia do seu bebé será avaliada e tratada, em caso de necessidade.
  • Icterícia (hiperbilirrubinemia). A Icterícia do recém-nascido é uma situação que faz com que a pele do seu bebé pareça amarela. Antes do parto, o seu bebé produz uma quantidade extra de glóbulos vermelhos. Após o parto, o fígado do seu bebé destrói este excesso de glóbulos vermelhos e elimina-os. O produto de degradação deste processo chama-se bilirrubina. Se o fígado do seu bebé não se encontrar totalmente formado à altura do nascimento, os glóbulos vermelhos e a bilirrubina adicionais permanecem no organismo do bebé. A gravidade depende dos valores da bilirrubina. A bilirrubina faz com que a pele do seu bebé pareça amarela. O tratamento realiza-se no hospital, utilizando luzes especiais. Nota. A Icterícia do recém-nascido, pode ser provocada por outras causas, que não a Diabetes Gestacional.

Controlo e Recomendações

A Diabetes Gestacional deve ser controlada logo após o diagnóstico. Uma Equipa Multidisciplinar de Profissionais de Saúde orientará e ajudará a futura mamãe a viver a gravidez o mais normalmente possível. Para tal, a grávida com Diabetes Gestacional deverá seguir as recomendações da sua Equipa de cuidados da Diabetes nas seguintes áreas: alimentação saudável, exercício físico, autocontrole e terapêutica farmacológica.
  • Alimentação Saudável

    As pessoas com Diabetes necessitam de um planeamento das refeições para as ajudar a controlar a glicemia, uma vez que todos os alimentos são transformados em glucose. Os hidratos de carbono que existem em alimentos como o pão, arroz e frutas, são os que mais afetam a glicemia, mas as proteínas e as gorduras também podem contribuir para o seu aumento.
    A ingestão excessiva de hidratos de carbono pode provocar hiperglicemias (níveis de açúcar no sangue elevados). A sua Equipa de cuidados da Diabetes ajudá-la-á a aprender a controlar a glicemia e a criar um bom plano de nutrição para si e para o seu bebé.
  • Autocontrole

    Teste a sua glicemia com um medidor. Estes testes ajudarão a sua Equipa de Cuidados da Diabetes a conhecer melhor a sua Diabetes e a verificar se o plano de tratamento estabelecido para o seu caso está a ser eficaz. Os profissionais de saúde que a seguem di-lhe-ão com que frequência deverá realizar os testes e quais são os valores-objectivo da sua glicemia. Em função dos valores obtidos, poderá necessitar de ajustar a sua alimentação, exercício físico e/ou terapêutica prescrita. 
  • Exercício Físico

    O exercício é muito importante quando surge uma Diabetes Gestacional em mulheres que não apresentam qualquer contra-indicação médica ou obstétrica para a sua prática. A sua Equipa de Profissionais de Saúde recomendará o melhor tipo de exercício adequado ao seu caso, bem como a duração do mesmo.
  • Terapêutica Farmacológica

    A insulina produzida pelo seu organismo, poderá ser insuficiente ou poderá não desempenhar a sua função corretamente. 
    A sua Equipa de Cuidados da Diabetes poderá prescrever-lhe a administração de insulina, para controlar a sua glicemia. 
    Os comprimidos para a Diabetes (antidiabéticos orais) permanecem um tema controverso pelo que não são habitualmente utilizados durante a gravidez.
  • CUIDE-SE !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário